Como se comportar no primeiro dia de trabalho: 7 truques

As meias que saem, o salto que cabe, a gravata que não dá: o primeiro dia de trabalho quase sempre causa ansiedade que nos leva a descuido e acidentes desagradáveis.

É perfeitamente normal: mesmo se você passou na entrevista, o medo de ser julgado permanece e a necessidade de provar quanto vale. Por esse motivo, hoje queremos explicar como se comportar no primeiro dia de trabalho, para deixar imediatamente uma excelente impressão nos colegas e, principalmente, nas suas roupas!

Como se comportar no primeiro dia de trabalho: 7 truques para ser impecável e superar a ansiedade do desempenho
Depois de dezenas de palestras e “avisaremos”, você finalmente conseguiu encontrar a oportunidade certa para você. Você causou uma excelente impressão em seu futuro chefe e em recursos humanos, voltou a assinar o contrato e está pronto para começar na segunda-feira. Tudo bem!

É somente nesse momento, quando você percebe que essa grande mudança está realmente chegando, que a ansiedade do primeiro dia de trabalho começa a tomar conta de você, como se em seu primeiro dia quem sabe que desastre aconteceria.

Não há nada com que se preocupar: há dicas a serem lembradas para causar uma boa impressão e não ser desajeitado. Vamos vê-los imediatamente!

Primeiras coisas primeiro …
ouça no primeiro dia de trabalhoOuça. Entrar em uma realidade totalmente nova, feita de regras, ritmos e costumes desconhecidos, implica um período de adaptação, no qual todos os estímulos recebidos devem ser absorvidos como esponjas. Portanto, não tenha medo de ser taciturno, pelo menos no começo. Você pode começar a ser protagonista quando tiver aprendido a dinâmica do escritório.

NB: ouvir também é e acima de tudo válido para nomes! Não há nada mais embaraçoso do que ter que se ligar para uma pessoa e não lembrar o nome dela. Tente associar o nome a uma característica física: Greta é a que tem cabelos loiros, Paolo é a que tem o nariz mais importante e assim por diante. Ser chamado pelo nome certamente será apreciado!

Respeito pelas regras
Isso, mais do que uma linha reta, deve ser a base da vida civil! Em todo ambiente de trabalho, algumas regras se aplicam (por mais estranhas que pareçam): assim que você chegar, precisará ler o regulamento e, se não for fornecido, perguntar aos colegas como eles devem se comportar.

Dessa forma, você evitará ser chamado de volta no primeiro dia de trabalho!

Embora as regras sejam diferentes para cada escritório, fábrica, estúdio ou loja, algumas são válidas mais ou menos em todos os lugares:

Sem telefone celular: verificar constantemente o telefone ou pior fazer ligações ou escrever mensagens é um sinal de grosseria e uma indicação do fato de que você gostaria de estar em outro lugar!
Rede social: como acima. Que você não pensa em ligar o PC da empresa e o estilingue no Facebook! Primeiro, as redes corporativas quase sempre têm sistemas de controle que os tornariam conhecidos imediatamente pelos necessitados. Além disso, o que você faria se seu chefe passasse atrás de você enquanto comentava a foto de um amigo?
Pontualidade: isso se aplica não apenas no trabalho, mas na vida. O primeiro dia de trabalho – como na entrevista – é necessário chegar a tempo. Alguém até prefere antecipadamente.
Se a viagem de casa para o trabalho for longa ou se você usar transporte público, verifique se possui uma margem de tempo em caso de eventos inesperados, como tráfego e greves.

distrações no primeiro dia de trabalho
Erros a evitar
Não importa o quão afável e útil você possa se mostrar: se durante o primeiro dia de trabalho você começar com certas frases, terá irremediavelmente atraído os desgostos de muitos.

Um de todos é o famoso “onde trabalhei antes”: as comparações com o emprego anterior não podem ser agradáveis, nem se você elogia o chefe anterior, nem se o denigra. No primeiro caso, parecerá sentir saudades de casa e, no segundo, será hipócrita. Então, melhor pensar no presente!

Da mesma forma, também devemos evitar falar demais: haverá tempo e uma maneira de conhecer melhor os colegas e superiores. No primeiro dia de trabalho, é importante dar uma auto-imagem profissional, de uma pessoa dedicada ao trabalho e feliz por estar lá.

Você é um gerente procurando um candidato?

Mantenha distância
Construir amizades no local de trabalho é definitivamente uma grande coisa. Mas, pelo menos no começo, será melhor tentar manter distância, para não ser intrusivo.

Portanto, evite fazer muitas perguntas pessoais aos colegas e, da mesma maneira, não conte muito sobre sua vida privada.

Diga olá a todos que você cruzar nos corredores, mesmo que eles não tenham apresentado você a eles. Se houver tempo, como na frente da máquina de café, apresente-se e explique qual é o seu papel.

As distâncias também se aplicam ao mundo virtual: luz verde para adicionar todos os colegas no Linkedin – e seguir o perfil da sua empresa – enquanto no Facebook e Instagram, espere para ter construído um relacionamento um pouco mais sólido.

Olhe o primeiro dia de trabalho
Até o olho quer a sua parte! Você deve ter muito cuidado para escolher a roupa certa para o primeiro dia de trabalho. De fato, existem trabalhos onde não existem regras precisas, outros, no entanto, onde o código de vestimenta é bem definido.

Tente adivinhar a partir do tipo de negócio: empresas muito grandes e estruturadas geralmente exigem roupas mais formais, enquanto pequenas empresas são mais livres de etiquetas.

O problema é resolvido quando você precisa usar um uniforme!

Elegante ou esportivo, o importante é que o primeiro dia de trabalho seja resolvido. Sem manchas e fios pendurados!

Para detalhes, encaminhá-lo aos especialistas da Vanity Fair .

Mostre-se disponível
Talvez, para realmente causar uma boa impressão, o truque mais importante seja esse. Lembre-se de que você foi escolhido e preferido em relação a outros candidatos; portanto, terá que fazer todo o possível para mostrar que ganhou.

Não tenha medo, pelo menos inicialmente, de se disponibilizar para permanecer no escritório até tarde ou trabalhar horas extras. Certamente será apreciado e fará você parecer uma pessoa disposta e, portanto, confirme ao seu empregador que você fez a escolha certa.

Obviamente, se isso se tornar um hábito, lembre-se de apostar. Indica se a carga de trabalho é excessiva em comparação com o tempo disponível.

relaxar
Lembre-se de que você não está na prisão ou em punição! Se você não pode fazer algo, peça ajuda. Ninguém já pode saber o que fazer no primeiro dia de trabalho. E sorria! Uma atitude positiva lhe renderá muitos pontos extras com seus colegas e chefes.

Feliz primeiro dia de trabalho!

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora